• SC (48) 3236-3004
  • SP(11) 2970-1400
  • PE (81) 3038-7545
  • RJ (21) 3042-5159
  • PR (41) 3044-0009
  • DF (61) 3225-2363

Cases

Apresentamos aqui alguns Cases de sucesso, amostras de como a Toccato e o QlikView são capazes de superar desafios de análise de dados em empresas de qualquer vertical de mercado.

O comprometimento da Toccato com os projetos de seus clientes aliado a agilidade do QlikView permite a entrega de soluções de forma rápida e eficaz. O processo de Business Discovery do QlikView entrega aos clientes um poder de análise nunca antes imaginado, tornando as empresas mais competivas e inovadoras.

Toccato

Master Reseller do produto QlikView para todo o Brasil, a Toccato é uma empresa parceira da QlikTech Internacional.

Rede Giassi de Supermercados

Rede Giassi de Supermercados

A Rede de Giassi de Supermercados utilizava uma ferramenta de Business Inteligence e já havia experimentado outra quando foi apresentada ao QlikView pela Sysdata Tecnologia. Na época, os gestores precisavam de mais agilidade nas respostas do sistema para montagem de relatórios.



"Os diretores e os gerentes querem respostas na hora", explica Paulo Roberto Jansen, gerente de TI da rede. Mas não era o que acontecia. Para cada relatório solicitado por um gestor, eram algumas horas utilizadas para extrair os dados dos sistemas. "Nós tínhamos as informações, mas ninguém usava, porque era muito demorado e difícil fazer a extração dos dados e montar os relatórios", relata Jansen. Tanto é que, quando os técnicos da Sysdata Tecnologia mostraram as funcionalidades do QlikView, a primeira reação da equipe de TI foi de não acreditar que seria possível executar as ações propostas pela plataforma. "Parecia mentira", brinca o gerente Paulo Roberto Jansen.

A diretoria da empresa foi conquistada pelo visual do QlikView. "Os dashboards são muito bonitos e a ferramenta é simples, muito amigável na utilização", comenta Vanderval Borges, analista de suporte da Rede Giassi de Supermercados. O QlikView foi contratado em janeiro de 2013 e é utilizado por 150 usuários na sede administrativa e nas 13 lojas, divididos em níveis de segurança garantidos pela plataforma. Os resultados foram imediatos, segundo Borges e Jansen. "Todos se surpreenderam com o que dá para fazer e com a agilidade. A resposta é instantânea", conta Jansen.

No período de vendas de Páscoa, aproximadamente um mês depois de implantado o QlikView, a Rede Giassi já o utilizava de forma muito prática e decisiva. Os dados de estoque, compras, transferência de mercadoria para as lojas e vendas foram cruzados e os gestores conseguiram ter claro os produtos mais vendidos em cada loja, os que estavam encalhando e os que deixavam de ser comercializados porque ainda não haviam sido colocados nas gôndolas. "Analisando estas informações foram tomadas algumas decisões, como colocar determinados produtos em promoção", revela o gerente de TI.

A mudança de comportamento dos gestores foi radical. Hoje, todos utilizam o QlikView para saber detalhes de suas áreas e tomar decisões. Há alguns setores que aproveitam melhor a plataforma, como a logística, a contabilidade e a controladoria. Paulo Roberto Jansen explica que o QlikView vai além do conceito de Business Inteligence, que se refere a informações do dia anterior. "Com o QlikView podemos ter informações do dia. Os arquivos de contas a receber, por exemplo, são importados duas a três vezes por dia para que o setor possa acompanhar", relata. Diariamente, são feitas 30 a 40 importações com milhões de dados para o QlikView, trabalho que exige somente uma hora. Depois das importações, estas informações ficam disponíveis para os usuários produzirem os dashboards necessários para a tomada de decisões.

Problema

A Rede Giassi de Supermercados já experimentava a sua segunda ferramenta de Business Inteligence e ainda não havia conquistado os resultados esperados. Faltava flexibilidade e velocidade da obtenção de dados e relatórios. Os gestores acabavam não utilizando as informações espalhadas em diversos sistemas por não terem agilidade no acesso a elas.

Implantação do QlikView

O visual, a facilidade de utilização e a agilidade na resposta foram fatores decisivos para contratação da plataforma de Business Discovery QlikView, implantada em janeiro de 2013 na Rede Giassi de Supermercados pela Sysdata Tecnologia. São 150 usuários na sede administrativa e em 13 lojas, divididos em níveis de segurança diferentes. Inicialmente foram importados 10 milhões de dados para o QlikView. Atualmente, são realizadas 30 a 40 importações diárias em apenas uma hora.

Resultados

Mudança de cultura dos gestores, com a utilização frequente do QlikView. Respostas instantâneas, com dashboards produzidos pelos próprios usuários, a partir de suas necessidades. Utilização de dados do dia pelo setor de Contas a Receber, com duas a três importações ao longo do dia. Durante o período de Páscoa, o cruzamento de informações de compras, estoques, transferência de mercadorias para as lojas e vendas possibilitou visualizar o desempenho de cada produto em cada uma das unidades Giassi. A partir destas informações, foram feitas promoções de itens com menores vendas e foram transferidos produtos que não eram bem aceitos em uma loja mas estavam faltando em outra.

"Todos se surpreenderam com o que dá para fazer com o QlikView, com a agilidade e a resposta instantânea. Esta é a terceira ferramenta de BI que utilizamos e acho que não vamos mais sair dela". Paulo Roberto Jansen, gerente de TI da Rede Giassi de Supermercados.

QlikView em três palavras

Downloads

Newsletter